Logística Reversa

Logísitca Reversa

A logística reversa se refere a todas as ações realizadas no sentido de retornar os resíduos sólidos de uma produção industrial, seja para o reaproveitamento, ou para outra destinação final ambientalmente adequada.

É desse modo que a quantidade de lixo gerada pelas indústrias diminui. Mas se engana quem pensa que apenas elas são as responsáveis pelo processo.

Como funciona a Logística Reversa

Para entender como funciona a logística reversa, é importante conhecer primeiro como a logística tradicional trabalha na fabricação de um produto para o consumidor final.

Para resumir, a logística atua em toda movimentação de cargas de uma indústria, desde a busca de matérias-primas com os fornecedores, até a distribuição dos bens produzidos entre os pontos de venda, o comércio e o consumo propriamente dito.

 

Logística Reversa

O fluxo mais comum de distribuição de um produto vai da sua produção ao consumidor final.

Já a logística reversa acontece no sentido inverso, com o resíduo do produto gerado pelo consumidor final, após o consumo, sendo enviado de volta à indústria.

Esse retorno pode acontecer em qualquer uma das etapas de distribuição do produto, incluindo: após a entrega aos distribuidores, após a entrega aos comerciantes, após a venda aos consumidores ou após o consumo do produto e seu descarte.

Logística Reversa

O fluxo da Logística Reversa segue o caminho inverso, partindo do consumidor final com destino ao produtor.

 

 

Logística reversa – Exemplos

1. Após a venda

Um exemplo muito comum de como a logística reversa funciona é na compra de produtos com defeito.

Nesses casos, o consumidor costuma devolver o produto à loja em que comprou o produto com defeito.

A loja, então, envia o produto de volta à indústria, podendo aproveitar a rede de distribuição que já existe para fazer o caminho de volta.

2. Após o consumo

O retorno dos resíduos para indústria também pode acontecer após o consumo do produto e seu descarte.

Um exemplo são as garrafas de vidro de refrigerante ou cerveja. Após o consumo, é possível devolver os recipientes para o comércio onde as garrafas foram compradas.

O comerciante, então, devolve as embalagens para a indústria de bebidas.

A indústria pode reciclar todo o vidro recebido e utilizá-lo novamente em sua produção, economizando assim os recursos naturais e diminuindo a produção de lixo.

3. Após a distribuição

Outra situação comum é quando o pedido é feito com erro. Nesses casos, muitos produtos podem ser enviados a mais para o ponto de venda.

Ao perceberem o erro na quantidade de produtos recebidos, os profissionais podem exigir a devolução dos itens a mais, fazendo com que as mercadorias retornem para os cuidados da indústria.

Nós da BR Brasil Transportes, temos várias opções de aplicar o conceito de logística reversa, para interagirmos em toda cadeia produtiva de nossos clientes, criando assim um método exclusivo de atendimento para aproveitar ao máximo toda oportunidade de otimizar os serviços de transportes que oferecemos