Logística de Distribuição

Logística de Distribuição

Logística de distribuição é o conjunto de atividades que envolvem a gestão das mercadorias, desde o momento em que elas saem da fábrica, direto da linha de montagem, até a entrega ao cliente que as encomendou.

Nesse caminho da fábrica ao depósito do cliente, ocorrem várias atividades relacionadas à estocagem, às vendas, ao transporte das mercadorias e à prestação de contas.

A logística de distribuição funciona de modo a otimizar a distribuição das mercadorias e tornar esse processo mais rápido, mais seguro e, com sorte, mais barato.

Para cumprir esse objetivo, é importante seguir um determinado fluxo, um conjunto de estratégias que envolvem diversas áreas da empresa, como o marketing e o comercial.

Cada uma dessas áreas vai pensar, nas melhores maneiras de se comunicar com o cliente e ouvir as demandas dele, como estocar a mercadoria e quais são os canais de venda mais eficientes.

Se bem aplicada, a logística de distribuição permite controlar mais atentamente a trajetória da mercadoria, da fábrica ao cliente final.

A gestão de transporte que podemos oferecer aos nossos clientes, é uma das principais etapas da logística de distribuição.

 

Logística de Distribuição

Gerir o transporte é decidir como determinada carga será transportada.

Qual modal será utilizado, aéreo, aquaviário, dutoviário, ferroviário ou rodoviário? Ou é melhor apostar no transporte multimodal?

Se a opção for pelo modal rodoviário, nós nos responsabilizamos pela entrega.

A gestão de transporte é importante porque, a partir dela, é possível dar a o cliente uma data de entrega e calcular o valor do frete.

Perder dinheiro no frete é um perigo. Saber o quanto cobrar é essencial para a saúde financeira da empresa e para a fidelização dos clientes, que vão procurar outro fornecedor se acharem que estão pagando um preço abusivo para receber uma mercadoria.

Para evitar prejuízos e dores de cabeça é bom se cercar de informações confiáveis para negociar os valores do frete com o cliente.

 Administrar o frete envolve atividades diversas, como conferir quais são os preços praticados no mercado, saber como é composto o valor do frete e manter atualizada a tabela com os preços.

Ao sermos contratados para efetuar a distribuição de um cliente, analisamos atentamente as situações para identificar eventuais gargalos nos processos como para ajudar a pensar em soluções que tragam mais eficiência ao negócio. 

Para que a entrega dê certo é importante saber para onde se está indo. Mas não basta entregar ao motorista um endereço e desejar sorte para que ele chegue lá no horário combinado.

É fundamental planejar bem a rota que o caminhão vai seguir, ou seja, roteirizar.

E para isso, nós da BR Brasil Transportes, podemos montar projetos específicos e exclusivos de distribuição para atender as necessidades de nossos clientes, atendendo todo território nacional.